Caluna da Terça; 20 de Agosto; 2024

 

Favoritismo sem muita surpresa

O Instituto Futura divulgou ontem a primeira pesquisa para prefeito do Recife depois do início da campanha eleitoral e principalmente depois da presença de Jair Bolsonaro na cidade onde declarou apoio claro e abertamente a Gilson Machado. Não tivemos muita surpresa a não ser que o ex-ministro de Jair Bolsonaro aparece em segundo lugar e um pouco mais distante do candidato do PSD, Daniel Coelho.

Mas, a diferença de Gilson pra João Campos é gigantesca. Além disso, embora o deputado estadual João Paulo tenha dito que a militância petista responsável por mais de 15% das intenções de votos, pelo menos, parece ter absorvido bem a chapa João Campos e Victor Marques pois enquanto o prefeito está com 71% das intenções de votos, Dani Portela aparece com 2%.

Ou seja, a revolta da militância petista ainda não foi detectada nas pesquisas. Esperava-se um crescimento considerável do nome de Dani Portela que nos últimos dias tem feito diversas postagens de atos e da presença do deputado estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo, o que poderia atrair para si eleitores do PT que não absorveram bem a indicação de Victor Marques para a vice. E talvez não aconteça.

Talvez o PT tivesse um caminho bem diferente se tivesse lançado um nome para a Prefeitura o que o colocaria em outra posição na mesa de negociação, mas a escolha da disputa pela vice foi sim uma estratégia errada e agora a legenda vai ter que arcar com às consequências tanto na campanha quanto no pós eleição quando aí já teremos muito provavelmente uma pré-candidatura de João Campos ao Governo o que possivelmente vai ofuscar qualquer nome no campo de oposição.

As próximas pesquisas, inclusive a do Instituto Datafolha que será divulgada esta semana, deverá trazer um cenário bem mais apurado do cenário no Recife e confirmar a tendência que a do Futura trouxe.

Gilson sobe um pouco mais

A depender dos próximos levantamentos a serem divulgados, Gilson Machado tem muito o que comemorar com a presença de Jair Bolsonaro no início do mês de agosto. Simplesmente, o candidato do PL que estava abaixo dos 10%, apareceu numericamente acima deste percentual. A visita de Bolsonaro foi determinante para esse impulsionamento.

Confirmado 

Em Caetés, a disputa não será com candidatura única. Atual vereador Guilherme Fernando vai disputar a Prefeitura pelo PDT. Logo cedo, o Republicanos enviou nota à imprensa dizendo que na terra de Lula, o prefeito estaria disputando com candidatura única.  Guilherme Fernando apresentou seu nome pelo PDT e foi confirmado ontem pelo sistema do TSE.

Inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reconheceu, por unanimidade, a inelegibilidade do pré-candidato a prefeito de Condado, Edberto Quental (Republicanos), em decisão tomada no último dia 8 de agosto, o que resultou na suspensão de seus direitos políticos e na exclusão de sua candidatura para as eleições municipais deste ano. A decisão foi vista como uma reviravolta significativa, especialmente após o tribunal considerar procedentes as alegações de ausência de direitos políticos e falta de filiação partidária, confirmando assim a impossibilidade de sua candidatura.

Cachoeirinha

Pesquisa do Instituto DataTrends divulgada na madrugada desta segunda-feira (19/08) mostra o candidato André Raimundo liderando a disputa pela eleição da Prefeitura de Cachoeirinha. No cenário espontâneo, André Raimundo aparece com 46% das intenções de voto, contra 24% de Léo de Delino. Não sabe/não respondeu 30%. Na estimulada, André Raimundo sobe para 53%, seguido por Léo de Delino com 30%. Não sabe/não respondeu 13%. Brancos e nulos 4%. Em votos válidos, André Raimundo tem 64% e Léo de Delino tem 36%.

Aurí Lima, editor do blog.
WhatsApp: (81) 9 8298-4031
E-mail: aurisilva2233@gmail.com
Instagram: @folhainforma

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem