Coluna da Quinta; 22 de Agosto; 2024

 

Alta carga tributária de Pernambuco dificulta competitividade

O líder do PSB na Assembleia Legislativa (Alepe), deputado Sileno Guedes, lamentou, nesta quarta (21), a queda de Pernambuco no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Com três pontos negativos entre 2023 e 2024, o estado teve o maior tombo do país, passando da 16ª para a 19ª colocação entre as 27 unidades federativas. Para Sileno, esse resultado é uma demonstração de que a decisão da governadora Raquel Lyra (PSDB) de aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), no fim do ano passado, já tem apresentado impactos negativos para a economia do estado.

“O atual governo vende a ideia de que encontrou uma terra arrasada, mas, em 2023, Pernambuco ficou praticamente estável na edição daquele ano do levantamento, ainda refletindo esforços da gestão anterior. Já o ranking divulgado agora em 2024 é um retrato inteiro desses primeiros meses de gestão de Raquel Lyra e Priscila Krause, e o que a gente vê são evidências de um governo que gosta de muita conversa mole na propaganda, mas fez o estado ter a segunda maior alíquota do ICMS do Brasil, arrecadou muito e entregou pouco as pessoas. Na época, alertamos que isso geraria perda de competitividade”, disse o deputado.

Sileno fez o comparativo com a situação do Espírito Santo, governado por Renato Casagrande, do PSB. No fim do ano passado, após a aprovação da Reforma Tributária pelo Congresso Nacional, a gestão capixaba baixou a alíquota do ICMS para 17% e agora colhe os frutos: foi o estado que mais cresceu no ranking (+4 pontos), passando a ser o sexto mais competitivo do Brasil. “No fim da gestão do PSB, Pernambuco tinha lei definindo a redução do ICMS para 17% em 2024, mas a governadora preferiu o caminho inverso e elevou a alíquota para 20,5%. Agora, a fatura da perda de competitividade começa a chegar”, avaliou Sileno.

Entrevistas do blog

A próxima entrevista do Blog Folha Informa já está marcada. O encontro acontecerá com o candidato a vereador David Ravy pelo município de Cupira. A entrevista será realizada ao vivo em live pelo Instagram do blog (@folhainforma). A data será para o dia 26/08 (segunda-feira) às 19h. Esperamos por todos.

Bena Júnior

Em sabatina na Rádio Agreste FM 89,5 FM, nesta quarta-feira (21), o candidato a prefeito de Cupira, Bena Junior, falou sobre a disputa eleitoral, fez o balanço de algumas ações quando foi secretário de agricultura em Cupira e destacou alguns problemas na cidade e o que fazer para resolver. “Com muita humildade, estou preparado com meu plano de governo. Nasci em Cupira, sei dos problemas de nosso município e sei como resolver. Vamos fazer uma campanha mostrando projetos e o que poderemos fazer por Cupira no futuro, afirmou Bena.

Petrolina 

Miguel Coelho tem se dedicado para reeleger Simão Coelho no comando da Prefeitura de Petrolina. O prefeito enfrenta lá um forte adversário que é o ex-prefeito Júlio Lóssio que já governou o município por dois mandatos consecutivos. Miguel tem um peso gigante na cidade e deve gastar parte de sua energia nesta eleição já que Petrolina é o berço político de seu grupo. 

Jaboatão dos Guararapes

Já Anderson Ferreira está dedicado na reeleição de seu aliado Mano Medeiros tendo em vista que a cidade é onde está a força político do grupo dos Ferreiras. Mano Medeiros inclusive é o prefeito do seu partido, o PL.

Aurí Lima, diretor do blog e comentarista da Rádio Cupira FM 104,9.
WhatsApp: (81) 9 8298-4031
E-mail: aurisilva2233@gmail.com
Instagram: @folhainforma


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem